Nota Fiscal

1° Informações incorretas 

Para ajudar elabore um check-list para conferência sempre que for emitir a NFS-e.

Checklist: 

  • Valores;
  • Prazos;
  • Nome do cliente;
  • Datas.

2° Recusar-se a emitir NFS-e
As empresas são obrigadas a emitir Notas Fiscais, caso uma empresa opte por não emitir a NF de serviço eletrônica e se o cliente solicitar você como empreendedor terá que correr atrás para emiti-la.

3° Confundir a emissão das notas
Existe as Notas Fiscais especificas para o que deseja vender seja um produto ou serviço. Caso seu negocio ofereça serviços, como exemplo: cursos de idiomas, serviços de mecânica, massagem e entre outros. A sua empresa vende o “serviço prestado” sendo assim você deverá emitir a Nota Fiscal de serviços para o seu cliente.

4° Não guardar os documentos fiscais 
Sabe aquela frase, “melhor prevenir do que remediar”? Ela é fundamental nesse caso para evitar ter que enfrentar problemas fiscais no futuro ou que lhe falte provas. É recomendado guardar todas as Notas Fiscais eletrônicas que são emitidas pela empresa num período de 5 anos mais o ano vigente.

5° Não se atentar a data de emissão e da competência 
Isso ocorre devido a falta de entendimento do significado das duas situações. A data de emissão é a data em que essa Nota Fiscal será imprensa, ou seja, o dia em que você terá ela finalizada. Agora a data de competência, é a data em que o serviço foi prestado ao cliente “a data de competência não pode ser alterada” a data de emissão é a data em que o documento foi gerado. 

6° Confundir a DANFE como Nota fiscal 

Sabe quando você compra um produto e recebe junto com ele um documento em papel que contém uma série de informações sobre a empresa, tais como o CNPJ, valores, descrição da compra etc.

Este documento não é a Nota Fiscal, mas sim a DANFE. Junto com ele é acompanhado a chave de acesso onde você poderá realizar a consulta da Nota Fiscal. 

Precisamos de sua opinião para melhorarmos. O que você achou?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: