INVESTIMENTOS – ISENÇÃO IR

Você sabia que existem investimentos isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoa física? A rentabilidade pode não parecer tão atrativa a princípio, mas, analisando-se que não haverá desconto na hora do resgate do dinheiro, esse tipo de aplicação financeira passa a ser plenamente considerável em uma carteira de investimentos. Além de, na maioria dos casos, possuírem menor risco.

Segundo a Receita Federal, os fundos de investimento de longo prazo, por exemplo, têm a incidência do Imposto de Renda na fonte quando forem resgatados conforme as alíquotas:

• Investimento com prazo de até 180 dias: 22,5%;
  • Investimentos com prazo de 181 até 360 dias: 20%;
  • Investimentos com prazo de 361 até 720 dias: 17,5%;
  • Investimentos com prazo acima de 720 dias: 15%.

Não é pouco. Por isso, muitas pessoas desistem de investir e aplicam seu dinheiro na poupança, pensando que, se fizerem investimentos financeiros, não terão um rendimento satisfatório.

Caso você esteja deixando de investir porque não quer pagar mais impostos na vida, ou já realiza outros tipos de investimentos e quer opções de diversificação para não pagar o IR, aqui vão os principais investimentos isentos de Imposto de Renda para pessoa física.

1. LCI

A LCI(Letra de Crédito Imobiliário) é um ativo financeiro lastreado por créditos imobiliários que são garantidos por hipoteca ou alienação de imóveis. Em outras palavras, funciona como um empréstimo que o investidor concede a uma determinada instituição. O valor do investimento, então, é destinado a financiar o setor imobiliário. Em contrapartida, a instituição credora paga um determinado percentual de juros, cujo indexador geralmente é o CDI, no prazo fixado na contratação.

Além de ser um investimento isento de Imposto de Renda, a LCI também possui um grau de risco baixíssimo, uma vez que é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, caso a credora quebre, o FGC garante a proteção do investimento em até R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ e por instituição financeira.

2. LCA

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um ativo financeiro emitido por instituições públicas ou privadas, cujas características são semelhantes as da LCI. A grande diferença é que os recursos obtidos são destinados ao financiamento das atividades do agronegócio.

Esse investimento isento de Imposto de Renda também é um título de renda fixa, calculado sobre percentual do CDI e também conta com o amparo do Fundo Garantidor de Crédito nos mesmos termos da LCI.

3. CRI

O CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) usa os recursos captados para financiar transações do mercado imobiliário. É lastreado em créditos como financiamentos de imóveis residenciais e contratos de aluguel de longo prazo.

O CRI é emitido por companhias securitizadoras que têm como função a emissão, a administração, a cobrança e o pagamento desses ativos.

Esse investimento isento de Imposto de Renda tem mais risco que a LCI e a LCA, pois não possui a garantia do FGC. Então, para evitar default, é recomendável que você analise o rating da empresa credora.

4. CRA

O CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) está vinculado a direitos de crédito originários do agronegócio, tanto dos produtores, quanto das cooperativas.

Assim como o CRI, esse investimento tem mais risco, pois os produtores rurais podem não pagar as dívidas deles, sendo assim, há uma possibilidade de ocorrer o default.

Então, mais uma vez, você precisa analisar o rating da credora.

5. Debêntures Incentivadas

Debêntures são títulos emitidos por empresas que têm como objetivo captar recursos financeiros para financiar o seu próprio crescimento. Portanto, quando você faz esse investimento, passa a ser credor da empresa e tem o direito de receber juros sobre o capital aplicado.

A diferença das debêntures para as debêntures incentivadas é que as incentivadas têm isenção do Imposto de Renda, por isso, são ideias para quem quer investir fugindo do imposto.

Precisamos de sua opinião para melhorarmos. O que você achou?